Cidadão Sustentabilidade
“O jogo é duro, mas é na bola, não é na canela.” Com essa frase, o santista Fábio Barbosa definiu há anos sua tática para vencer no mundo dos negócios. Apaixonado por futebol, como todo bom brasileiro, o presidente do Conselho de Administração do Santander tem agora muitos motivos para festejar. Dois meses depois de ver o Santos Futebol Clube, derrotar o Peñarol, do Uruguai, por 2 a 1, no Pacaembu, e garantir o terceiro título da Copa Libertadores da América, Barbosa comemora a conquista de mais um título que representa o trabalho de toda uma vida. No próximo dia 16 de agosto, o executivo será nomeado “Cidadão Sustentabilidade”, durante o evento de premiação da 10ª edição do Marketing Best Sustentabilidade, uma iniciativa da Editora Referência, em parceria com a Madia Marketing School.
Conhecido como “banqueiro verde”, pelo trabalho que vem realizando há mais de 20 anos no setor bancário, o executivo foi selecionado para ser o primeiro a assumir o posto de “Cidadão Sustentabilidade” pelos membros da Academia Brasileira de Marketing. O título é um reconhecimento à trajetória desse profissional, que foi responsável por adotar no Banco Real a estratégia dos três Ps – people, planet e profit – muito antes do mercado pensar em sustentabilidade. “As pessoas acham que ou você ganha dinheiro ou faz as coisas certas e respeita o meio ambiente. Esse é um falso dilema”, assegura Barbosa.
Nesta entrevista, ele conta como é possível combinar valores éticos com ações socioambientais para obter um modelo de negócios sustentável e lucrativo ao longo dos anos. “Agora, estou envolvido em um projeto que pretende levar esse conceito para a gestão de um time de futebol”, adianta o executivo, que conseguiu unir suas duas paixões: a sustentabilidade e o Santos Futebol Clube.
Por Ângela Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário