E o mesmo vale para o marketing. Alguém já percebeu que estamos vivendo a sua versão 3.0? Pois é. E essa nova era não se aplica somente aos entendidos do assunto. O marketing hoje somos todos eu, você e todos nós, tudo junto e misturado. E é com isso que abro minha primeira participação aqui no Marketing Blog.
Kotler afirmou recentemente que estamos vivendo a era mais humana do marketing. E é a pura verdade. As necessidades que são plantadas em nós a todo momento tem cada vez mais anseio pelo preenchimento completo. Não se trata mais de um preenchimento físico-psicológico. O marketing hoje deve atingir a alma, fazendo o consumidor se sentir completo e parte do produto/ serviço que consome, como no casos dos americanos que tem um verdadeiro amor pela Coca-Cola, defendendo a marca de qualquer agressão e fazendo dela parte de sua identidade. É aí que entra o Marketing 3.0. A nova era das barreiras derrubadas é a grande responsável pela aproximação de algo, que antes se dividia em Marketing vs. Consumidor.
Hoje o marketing não pode apenas prometer um bom produto. Ele deve cumprir a promessa e atender as expectativas do consumidor, pois o cara está do outro lado do computador pronto pra liberar uma opinião que pode ser tanto positiva, quanto destrutiva, gerando assim uma publicidade ruim. E então finalmente damos as boas-vindas às mídias sociais, as grandes responsáveis por essa nova era que vem se superando a cada dia. Não sabemos quando a era 3.0 chegou exatamente. Talvez por ainda vivermos em meio à empresas que praticam o marketing 2.0 (satisfazer e reter consumidores) ou em menor escala o marketing 1.0 (vender seu produto e ponto), ainda não seja possível mensurar o seu poder com exatidão. Essa era 3.0 ainda tem carência de especialistas. Há com certeza profissionais que são referências nessa nova idade do marketing, mas por ser um mercado relativamente novo, grande parte dos profissionais e aficcionados pelo assunto são ainda um tipo de versão beta, acompanhando seu crescimento e desenvolvimento, tentando descobrir qual será seu ponto de chegada.
Kotler disse: Hoje as empresas finalmente veem o mercado como um ser humano, com coração, mente e espírito. E o Marketing compreendeu isso. O Marketing finalmente é um adulto. Passou por seus períodos de imaturidade, por erros e acertos e hoje ele valoriza em si, algo que induvidavelmente define os seres humanos e passará a definir as empresas logo mais: Os seus valores.
Fonte Rodrigo Ribassis - http://marketingblog.com.br/
Por Rosana Bezerra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário